segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Brasil 3 Portugal 0 A equipa mais “ Futebol de Salão” venceu uma Seleção com imensa vontade de ganhar mas que lhe faltou essa base na Final do Torneio Mundial de Futsal Feminino


Artigo de Opinião do Treinador do nosso Clube

Fonte Imagens : Azemeis é vida


A vitória Brasileira sobre a nossa Seleção Feminina de Futsal foi uma vitória mecanizada e em meu entender mais previsível, da forma como encaram a modalidade nos seus treinos diários, na sua vida pessoal e na sua base formativa.Os meus parabéns à estrutura Brasileira do qual tenho algumas amizades pessoais e familiares.
Deixo aqui uma palavra de carinho especial a todas as nossas Jogadoras que deram o seu máximo nesta final , mas foram infelizes em certos momentos do jogo, devido a erros que nos foram fatais, mas isso é próprio do jogo e não os vou criticar, mas sim enaltecer a excelente organização desta prova e o empenho das nossas “ bravas miúdas “ e o profissionalismo do nosso Selecionador na orientação da equipa. 
O Jogo é isso mesmo, uma alegria quando há empenho de todos; o que aconteceu e os erros e a derrota são assumidos por todos para que a progressão seja melhor no futuro.
Hoje é o “ Day after “ da Final deste Torneio e a partir deste dia o Futsal Feminino vai ser encarado de forma diferente num Portugal que ainda desconhecia a sua realidade, realidade que é a  que se pratica nos principais Clubes dos Distritais e que muitas empresas e órgãos de comunicação Social desconheciam. O que se pratica na Seleção, já se joga há vários anos nos Distritais, pena é, que a imprensa em geral tenha  acordado só agora  e  que o nosso Futsal Feminino não tenha evoluído quando havia um Nacional de Futebol de Salão devidamente reconhecido na Confederação do Desporto de Portugal , no Comité Olímpico Português e pela União Europeia de Futsal e  que foi sabotado por interesses de duas Federações que não se entenderam e que só aí, o Futsal Feminino perdeu 10 anos de evolução; pois, na altura era só melhorar o Campeonato Nacional e Taça de Portugal  que já existia e com a fusão nada foi feito e o Futsal Feminino foi mandado para os distritais totalmente “ Futebolizado “ no seu sistema do jogo como ainda o é ! doa a quem doer e muita coisa vai ter que mudar ainda na Federação.
De notar que na altura as duas Federações já tinham aprovado a unificação das regras do jogo e que para a semana a UEFS organiza na Catalunha uma copa de Clubes Femininos.

A nossa Seleção está de Parabéns !










Nesse Ano da fusão, eu treinava uma equipa no Nacional de Futebol de Salão Feminino e foi um dos Críticos acérrimos de tal estupidez  que todos os Países da Europa do Futebol de Salão  não seguiram, mantendo as suas estruturas e as respectivas parcerias com o “ futebol clássico “ e fui e ainda sou criticado por muitos que se dizem ser hoje Homens da modalidade e que desapareceram da cena do Futsal Feminino ou ainda continuam agarrados ao “sistema” e que nada fazem pela modalidade nem acredito que o vão fazer.
Poderíamos estar muito melhor, e já estávamos no 10º ano de um Campeonato ou Liga Nacional Feminina onde já se pratica por quem nos ganhou nesta final ! 
Espero assim que a partir de agora tudo melhore no Futsal Feminino, Futsal esse que na minha opinião pessoal só começará a dar frutos com uma formação de raiz ; mas ainda falta muito Futebol de Salão ao nosso “Futsal” .
Nada acontece por acaso...

Jorge Figueiral – Treinador de Futsal e ex Treinador de Futebol de Salão na FPFS