Artigo de Opinião do Treinador do nosso Clube
Fonte Imagens : Azemeis é vida
A vitória Brasileira sobre a nossa Seleção Feminina de Futsal foi uma vitória mecanizada e em meu entender mais previsível, da forma como encaram a modalidade nos seus treinos diários, na sua vida pessoal e na sua base formativa.Os meus parabéns à estrutura Brasileira do qual tenho algumas amizades pessoais e familiares.
Deixo aqui uma palavra de carinho especial a todas as nossas Jogadoras que deram o seu máximo nesta final , mas foram infelizes em certos momentos do jogo, devido a erros que nos foram fatais, mas isso é próprio do jogo e não os vou criticar, mas sim enaltecer a excelente organização desta prova e o empenho das nossas “ bravas miúdas “ e o profissionalismo do nosso Selecionador na orientação da equipa.
O Jogo é isso mesmo, uma alegria quando há empenho de todos; o que aconteceu e os erros e a derrota são assumidos por todos para que a progressão seja melhor no futuro.
Hoje é o “ Day after “ da Final deste Torneio e a partir deste dia o Futsal Feminino vai ser encarado de forma diferente num Portugal que ainda desconhecia a sua realidade, realidade que é a que se pratica nos principais Clubes dos Distritais e que muitas empresas e órgãos de comunicação Social desconheciam. O que se pratica na Seleção, já se joga há vários anos nos Distritais, pena é, que a imprensa em geral tenha acordado só agora e que o nosso Futsal Feminino não tenha evoluído quando havia um Nacional de Futebol de Salão devidamente reconhecido na Confederação do Desporto de Portugal , no Comité Olímpico Português e pela União Europeia de Futsal e que foi sabotado por interesses de duas Federações que não se entenderam e que só aí, o Futsal Feminino perdeu 10 anos de evolução; pois, na altura era só melhorar o Campeonato Nacional e Taça de Portugal que já existia e com a fusão nada foi feito e o Futsal Feminino foi mandado para os distritais totalmente “ Futebolizado “ no seu sistema do jogo como ainda o é ! doa a quem doer e muita coisa vai ter que mudar ainda na Federação.
De notar que na altura as duas Federações já tinham aprovado a unificação das regras do jogo e que para a semana a UEFS organiza na Catalunha uma copa de Clubes Femininos.
A nossa Seleção está de Parabéns !
Nesse Ano da fusão, eu treinava uma equipa no Nacional de Futebol de Salão Feminino e foi um dos Críticos acérrimos de tal estupidez que todos os Países da Europa do Futebol de Salão não seguiram, mantendo as suas estruturas e as respectivas parcerias com o “ futebol clássico “ e fui e ainda sou criticado por muitos que se dizem ser hoje Homens da modalidade e que desapareceram da cena do Futsal Feminino ou ainda continuam agarrados ao “sistema” e que nada fazem pela modalidade nem acredito que o vão fazer.
Poderíamos estar muito melhor, e já estávamos no 10º ano de um Campeonato ou Liga Nacional Feminina onde já se pratica por quem nos ganhou nesta final !
Espero assim que a partir de agora tudo melhore no Futsal Feminino, Futsal esse que na minha opinião pessoal só começará a dar frutos com uma formação de raiz ; mas ainda falta muito Futebol de Salão ao nosso “Futsal” .
Nada acontece por acaso...
Jorge Figueiral – Treinador de Futsal e ex Treinador de Futebol de Salão na FPFS