quarta-feira, 24 de junho de 2015

LILIANE SILVA A SELECIONADORA DO BRASIL DE FUTEBOL DE SALÃO FEMININO DA CFSB EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

Entrevista Realizada no dia 22 de Junho de 2015, pelo Departamento de Comunicação da Escola de Futsal Feminino da AFS de Viseu e do Esmoriz Futsal Clube “ Clubs partnerships 2015/2016” Podendo ser reproduzida desde que não seja alterado o seu conteúdo e que seja anunciada a sua fonte.
Licenciada em Desporto Pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, Seleccionadora Brasileira da Seleção Feminina de Futsal nos Mundiais da AMF e atualmente da Confederação de Futebol de Salão do Brasil – CFSB concedeu- nos uma entrevista exclusiva às Escolas de Futsal Feminino da AFSV – Associação de Futebol de Salão de Viseu e do Esmoriz Futsal Clube – EFC, “ Clubs partnerships 2015/2016” , tendo em vista a Apresentação da Nova Seleção Feminina de de Futebol de Salão Brasileira que se vai estrear no proximo dia 27 de Junho no Pavilhão Municipal de São Paulo frente à Bolívia ( Ginásio de Pacaembu ) no qual já foram distribuídos mais de 2500 ingressos para esse jogo.
A Treinadora do Brasil, já conta com uma larga experiência também no Futebol Feminino TRI CAMPEÃ ESTADUAL de São Paulo em 2012/2013/2014 pelo Independente Futebol Clube e atual Treinadora do Mauá.
AFSV - EFC : Com que idade começou a treinar ?
Liliane Silva : Com 20 anos, eu comecei a trabalhar com a equipe do Independente Futebol Clube
AFSV - EFC : Futebol feminino ?
Liliane Silva :Sim, antes disso fui atleta de basquete dos 15 aos 23 mais ou menos


AFSV - EFC : E o que te motivou o Futebol de Salão?




A Seleção Brasileira de Futebol de Salão Feminino e Liliane Silva Orientando os Trabalhos com Claudio Cassin





Liliane Silva : O amor pelo esporte coletivo

Sempre gostei de todos e o basquetebol é mto parecido com o futebol de salão em dinâmica, tática, etc, (…) e quando entrei para trabalhar no clube, me surgiu a oportunidade de treinar uma equipe feminina de futebol


AFSV - EFC : E a Seleção como entrou no projecto ? Sempre trabalhou com a Seleção Feminina Brasileira ?



Liliane Silva : Então desde 2007 jogávamos a regra do futebol de salão e a nossa equipe sempre ficava em primeiro ou segundo lugar em todas as competições . O Independente sempre se destacava.

Aí fui convidada pra assumir a seleção em 2012 no Pré-Mundial na Venezuela e no Mundial em 2013 na Colômbia
Em janeiro de 2014 me desliguei da outra confederação e recebi o convite da CFSB Para assumir a diretoria do feminino e ser a treinadora da Seleção Paulista e Brasileira.
BOLÍVIA CHILE E PERU JÁ COMO PRÓXIMOS DESAFIOS INTERNACIONAIS









Liliane Silva : Os desafios Contra Bolivia dia 27 de Junho e Chile e Peru em Setembro de 2015.



AFSV - EFC : O futebol de salão feminino cresce no Brasil têm sondado jogadoras da seleção da FIFA ou elas vão aparecendo ?



Liliane Silva : Muitas vão aparecendo porque a maioria não tem oportunidades de representar a seleção FIFA e na nossa CFSB, o caminho é mais tranquilo, Pois , gostamos de dar oportunidades pra novos talentos escondidos ; Mas nada impede que elas continuem jogando futsal FIFA.

AFSV / EFC: Jessiquinha é um nome importante ! Vai representar a sua Seleção? Ela já o anunciou publicamente


Liliane Silva : Vai representar sim, Anunciou nas paginas sociais dela.

AFSV – EFC : Quais as Principais dificuldades socio desportivas que sente nas atletas de futebol de salão comparando com as do futebol ou são as mesmas ?
Liliane Silva : Aqui no Brasil são as mesmas. O futebol de campo é o que tem um pouco mais de apoio por questão de mídia, mas mesmo assim a modalidade feminina é complicada. Continuamos lutando pelo crescimento e reconhecimento em nosso País.
AFSV – EFC : O Estado Brasileiro não apoia o Futebol Feminino em todas as suas variantes ?


Liliane Silva : Da mesma forma não. Até no masculino, a diferença de apoio pro futebol de campo e futsal são gigantescas.
AFSV – EFC : E como está o Brasil nas provas de Futebol de Salão Feminino? Os Estaduais correm com normalidade ?
Liliane Silva : Ocorrem. No caso do futebol de salão, tivemos alguns desafios estaduais. Vai começar um Campeonato Paulista e depois terá uma Copa Brasil.
AFSV – EFC : Prespectivas para os desafios internacionais ?

JESSIQUINHA, ELIANA ARAÚJO E A CAMILA CASSIN SÃO AS GRANDES REVELAÇÕES DA SELEÇÃO COMANDADA POR LILIANE SILVA E CLAUDIO CASSIN
Liliane Silva : As melhores. Pois vamos ter grandes nomes do futebol de salão, que tiveram experiências internacionais no Mundial como a Eliana Araújo, Melhor jogadora do pré-mundial de 2012 e destaque do mundial de 2013. Assim como a goleira Camila Cassin entre outras
E somando c a equipe, atletas de nomes que atuaram no futsal FIFA
Como a Jessiquinha.
Referência Nacional, e na Europa e a chave do sucesso é manter a mesma comissão técnica com o meu assistente técnico e braço direito Claudio Cassin.


AFSV – EFC : Quer deixar alguma mensagem especial as nossas Escolas de Futebol de Salão Feminino da Associação de Futebol de Salão de Viseu e Do Esmoriz Futsal Clube , clubes parceiros na Escola Feminina e em particular ao Futsal feminino português ? Agradecemos a Sua Gentileza e uma boa campanha para os compromissos internacionais mais próximos.



Liliane Silva : Sim, que eles resgatem com força o Futebol de Salão e a modalidade Feminina. Pois existem mtos talentos e meninas determinadas a dar o seu melhor, pois, a vossa Escola, conta com um Excelente Treinador António Jorge Figueiral com História no Futebol de Salão Nacional incluindo e pelo que sei, também o Universitário Feminino nos anos 90, primeira Equipa Feminina Universitária do Porto Federada em Futsal em Portugal.

E em breve espero unir forças com vocês, pra propagar esse esporte pra todo o mundo, com campeonatos e Torneios Internacionais
#futebolpratodas

Essa é a campanha que pretendo lançar no Brasil e no mundo.