terça-feira, 4 de abril de 2017

A SELEÇÃO DE FUTSAL FEM VAI PASSAR A TER COMPETIÇÃO OFICIAL NA UEFA

Texto Integral : Federação Portuguesa de Futebol
Imagem : FPF


O  Comité Executivo da UEFA, que se reuniu esta terça-feira, em Helsínquia, aprovou a realização dos Campeonatos da Europa de futsal feminino e de futsal masculino sub-19.
O Campeonato da Europa Feminino, o UEFA Women's Futsal EURO, será disputado a cada dois anos a partir de 2019, sendo a competição decidida numa fase final a disputar por quatro seleções.
O Campeonato da Europa de Futsal de Sub-19 será disputado de dois em dois anos a partir de 2019. A competição será decidida numa fase final a disputar por oito seleções.
O diretor da Federação Portuguesa de Futebol para o futsal, Pedro Dias, mostrou-se satisfeito com a decisão da UEFA e destacou que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido deixou Portugal melhor preparado para encarar as competições.
“A Federação Portuguesa de Futebol tem vindo a apostar no futsal feminino e no futsal de formação e havia um vazio competitivo que a UEFA reconheceu ao avançar com a realização destes campeonatos europeus. Estas competições irão, estou certo, servir de alento ao desenvolvimento do futsal nacional e decisivas para a consolidação do crescimento que o futsal tem registado na Europa e no Mundo”, defendeu.
“Vai ser mais um importante momento competitivo importante para a geração de jogadores que vai disputar a qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude em 2018. A aposta da FPF desde finais de 2012, com a implementação do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Futsal, que tinha na criação de competições femininas e jovens, assim como na criação de seleções femininas e jovens, que foram alguns dos eixos prioritários desse plano, dão-nos agora garantias que estamos melhor preparados para os importantes desafios que se avizinham.”

QUALIFICAÇÃO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE DE 2018

O Futsal vai, pela primeira vez, fazer parte dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, no próximo ano (para jogadores nascidos entre 1 de Janeiro de 2000 e 31 de Dezembro de 2003).

Para o evento feminino, as oito primeiras nações do ranking de futsal masculino da UEFA serão convidadas a participar na qualificação. Serão disputados dois mini-torneios de apuramento, com os dois vencedores a garantirem um lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Para o evento masculino, as 16 primeiras nações do ranking serão convidadas a participar na qualificação, divididas por quatro grupos de apuramento. Os vencedores de cada um dos grupos serão, depois, ordenados um função dos resultados obtidos e as duas primeiras nações dessa classificação que não se tenham apurado para o evento feminino irão qualificar-se para o evento masculino.

Campeonato da Europa alargado e disputado de quatro em quatro anos
A competição vai deixar o seu formato bienal com 12 seleções finalistas para passar a ser disputada de quatro em quatro anos por 16 seleções finalistas.